A pHmetria do es√īfago (esof√°gica) √© um exame que permite, ao m√©dico, avaliar o refluxo de material √°cido contido no est√īmago (√≥rg√£o do aparelho digestivo respons√°vel pelo in√≠cio da digest√£o dos alimentos) para o es√īfago (√≥rg√£o do aparelho digestivo que faz o transporte dos alimentos da boca ao est√īmago).

O exame é feito num período aproximado de 24 horas e é indicado para o estudo do Refluxo Gastroesofágico (RGE).

Quais as indicação para se realizar a pHmetria esofágica?

O exame deve ser feito em pacientes com dor torácica cuja origem não seja cardíaca. Portanto pessoas com este sintoma devem passar antes por avaliação cardíaca e depois realizar a pHmetria que pode detectar, em casos assim, Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

√Č indicado ainda para documentar a DRGE em adultos, em que refluxo esteja associado √† asma (n√£o al√©rgica) e outros sintomas respirat√≥rios (como tosse cr√īnica, infec√ß√Ķes respirat√≥rias de repeti√ß√£o e pigarro).

A pHmetria esof√°gica √© usada tamb√©m para avaliar pacientes com manifesta√ß√Ķes otorrinolaringol√≥gicas (laringite, faringite e pigarro, por exemplos) de DRGE.

Através do exame o médico poderá avaliar casos em que os achados estão normais e/ou equivocados (atípicos) na endoscopia, mas há sintomas de refluxo refratários à terapêutica com inibidores de Bomba de Prótons (IBP). A pHmetria serve também para os casos em que o paciente apresenta sintomas típicos de refluxo gastroesofágico, mas na endoscopia não é diagnosticado lesão (esofagite ou complicação do RGE).

√Č pr√≥pria para se documentar exposi√ß√£o √°cida anormal do es√īfago em pacientes com endoscopia negativa e que estejam sendo considerados para cirurgia antirefluxo. A pHmetria deve ser realizada ap√≥s a suspens√£o da terapia antisecret√≥ria, por uma semana.

Outra indicação do exame é para avaliar pacientes após cirurgia antirefluxo, nos quais se suspeita que persista refluxo patológico. A pHmetria deve ser realizada após a suspensão da terapia antisecretória, por uma semana, se o estudo for feito para confirmar exposição ácida excessiva.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido por Cacto Publicidade
Rua Estevão Emílio de Souza, 108 (em frente ao Hospital Unimed) :: Próspera :: Criciúma/SC :: Tel. (48) 3439.4096