A evolução nos métodos cirúrgicos permite que a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) seja tratada com uma operação menos invasiva e sem os grandes cortes no abdômen como era feito o procedimento antigamente. A cirurgia por via laparoscópica (Cirurgia Videolaparoscópica), denominada “operação dos furinhos”, é um tratamento efetivo para o refluxo e pode ser indicada para pacientes cujas respostas ao tratamento clínico não são satisfatórias.

O procedimento é feito com aplicação de anestesia geral e corrige a hérnia de hiato, além de confeccionar uma válvula para eliminar o refluxo. O esfíncter é feito com tecidos do próprio organismo.

São muitas as vantagens da escolha deste tipo de procedimento cirúrgico. Dentre eles destacam-se uma recuperação mais rápida; internação, em média, de apenas um dia e retorno ao trabalho e demais atividades, inclusive esportivas, entre uma e duas semanas; percentual de cura definitiva da doença entre 90% e 95% dos pacientes; pós-operatório com pouca dor; mínima invasão no procedimento por ser feita através de pequenos furos e risco pequeno de infecção.

No pós-operatório, é preciso ingerir apenas líquido, excluindo na dieta, neste primeiro momento, bebidas com gás, como refrigerantes, cerveja e água mineral com gás. Além disso, é deve-se evitar ficar muito tempo sentando ou deitado. Atividades como andar bastante, subir escadas e correr não oferecem risco e podem ser realizadas, mas é preciso comer e beber devagar e em pequenas quantidades. Respirar fundo três vezes a cada hora expande o pulmão e ajuda a evitar complicações como febre e pneumonia.

O que Ă© a HĂ©rnia de Hiato (ou HĂ©rnia Hiatal)?

A fraqueza da musculatura do diafragma, responsável pela manutenção do mecanismo anti-refluxo, pode desencadear uma hérnia de hiato (abertura do diafragma). Esta alteração anatômica se caracteriza pelo deslizamento do estômago em direção ao esôfago.

Alta pressão do abdômen versus baixa pressão dentro do tórax provoca A hérnia de hiato, ou hérnia hiatal, que pode estar associada à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Como Ă© a cirurgia?

O tratamento cirúrgico para a hérnia de hiato através da videolaparoscopia é feito utilizando pinças que são introduzidas no abdômen do paciente através de pequenos furos. Uma micro câmera que também é introduzida através destes orifícios permite ao cirurgião a visualização do procedimento. 

Sem necessidade de grandes incisões (cortes), a técnica garante recuperação mais rápida, menos dolorosa e com retorno à rotina normal em menor tempo. Na cirurgia, a região do músculo do diafragma, que ficou mais fraca, é suturada (dado pontos). Uma válvula anti-refluxo é confeccionada com o próprio estômago e deste modo impede o refluxo gastroesofágico.


Deixe uma resposta

desenvolvido por Cacto Publicidade
Rua Estevão Emílio de Souza, 108 (em frente ao Hospital Unimed) :: Próspera :: Criciúma/SC :: Tel. (48) 3439.4096