Tratamento com bal√£o intrag√°strico n√£o requer cirurgia.

O Bal√£o Intrag√°strico √© um instrumento m√©dico utilizado h√° v√°rios anos, com milhares de pacientes em todo o mundo, que √© introduzido no est√īmago por meio de uma sonda endosc√≥pica. Uma das vantagens e diferenciais √© que n√£o necessita de cirurgia.

A t√©cnica faz a introdu√ß√£o de uma pr√≥tese de silicone no est√īmago, atrav√©s do procedimento de Endoscopia Digestiva Alta. √Č um procedimento simples como uma endoscopia comum e sem necessidade de cirurgia. √Č, portanto, considerado um tratamento cl√≠nico (e n√£o um tratamento cir√ļrgico). O bal√£o dever√°¬†permanecer no est√īmago no per√≠odo de 4 a 6 meses.

A colocação e a retirada do Balão Intragástrico são feitas com sedação em ambiente ambulatorial ou hospitalar e o tempo de internação é de meio dia.

Calcula-se que mais de 115 mil bal√Ķes j√° tenham sido colocados em pacientes em todo o mundo, sendo considerada uma t√©cnica eficiente para pacientes com sobrepeso e na prepara√ß√£o de pacientes super-obesos no pr√©-operat√≥rio como eficaz e seguro.

Este procedimento √© indicado para obesos com √≠ndice de massa (IMC) extremamente elevado, que necessitam de cirurgia, mas n√£o t√™m condi√ß√Ķes de realiz√°-la no momento. Submetem-se ao procedimento, perdem peso e ganham condi√ß√Ķes para cirurgia.

Outra indica√ß√£o √© para os pacientes com obesidade mais leve, que precisam perder menos peso e n√£o conseguem faz√™-lo com as medidas habituais. Outra indica√ß√£o ainda, sendo esta discut√≠vel, pois a perda de peso √© menor, seria para pacientes com indica√ß√£o e condi√ß√Ķes para cirurgia de obesidade, mas que n√£o queiram realiz√°-la.

Entenda como é colocado o balão intragástrico

Trata-se de um dispositivo que adquire forma esf√©rica ap√≥s insuflado, assemelhando-se a um bal√£o. Existem dois tipos de Bal√£o Intrag√°strico dispon√≠veis. Os que s√£o insuflados com ar e os que s√£o insuflados com uma solu√ß√£o de soro fisiol√≥gico e azul de metileno est√©reis, com volume que varia de 400 a 700 ml, dependendo do tamanho da c√Ęmara g√°strica, da idade do
paciente, estatura e sexo.

Postula-se que aquele insuflado com ar causa menos desconforto por ser mais leve, mas apresenta maior dificuldade na sua retirada e também não existem meios de se diagnosticar precocemente se ele apresentar vazamentos. Este fato não ocorre com os que são preenchidos com a solução de soro fisiológico e azul de metileno, já que este líquido será absorvido pelo organismo, sem causar-lhe prejuízos, e mudará a cor da urina, alertando o paciente.

A retirada, assim como sua coloca√ß√£o se faz por meio de uma endoscopia, geralmente com seda√ß√£o assistida por um anestesista, visando √† seguran√ßa e o conforto do paciente. O tempo m√©dio de procedimento n√£o ultrapassa, na maioria das vezes, 10 a 15 minutos. O dispositivo poder√° permanecer com o paciente por cerca de seis meses, e neste per√≠odo o mesmo dever√° fazer uso de medica√ß√£o espec√≠fica que visa proteger o bal√£o do contato com o √°cido do est√īmago, bem como proteger a mucosa do est√īmago de eventual irrita√ß√£o pelo contato com o bal√£o.

No per√≠odo em que ficam com o dispositivo, os pacientes apresentam perda m√©dia de 10 % do seu peso inicial e devem sempre ter suporte e orienta√ß√Ķes de equipe multi-disciplinar para atingirem e manterem seu objetivo. Ap√≥s sua retirada, se necess√°rio ou desejado, o paciente poder√° discutir com o m√©dico a coloca√ß√£o de outro bal√£o.

J√° as restri√ß√Ķes para seu uso s√£o cirurgias pr√©vias do trato digestivo alto com deformidades da anatomia, doen√ßa p√©ptica em atividade como esofagite erosiva, gastrite erosiva, √ļlceras do es√īfago, est√īmago e duodeno e doen√ßas inflamat√≥rias. Deve-se lembrar que toda indica√ß√£o para este ou qualquer procedimento dever√° sempre ser realizada por profissional experiente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido por Cacto Publicidade
Rua Estevão Emílio de Souza, 108 (em frente ao Hospital Unimed) :: Próspera :: Criciúma/SC :: Tel. (48) 3439.4096