Uma extensa mat√©ria publicada no Jornal The New York Times traz informa√ß√Ķes sobre os riscos do a√ß√ļcar adicionado para a sa√ļde. A reportagem faz uma alerta sobre a quantidade de a√ß√ļcar que ingerimos atrav√©s dos alimentos processados e que, muitas vezes, acabam n√£o sendo considerados na nossa dieta.

A mat√©ria revela que ‚ÄúEmbora voc√™ pense que n√£o est√° comendo muito a√ß√ļcar, √© prov√°vel que esteja comendo muito mais do que imagina. O a√ß√ļcar adicionado espreita em quase 70% dos alimentos embalados e √© encontrado em p√£es, alimentos saud√°veis, lanches, iogurtes, na maioria dos alimentos e molhos para o caf√© da manh√£. O americano m√©dio come cerca de 17 colheres de ch√° de a√ß√ļcar adicionado por dia (sem contar os a√ß√ļcares que ocorrem naturalmente em alimentos como frutas ou latic√≠nios). Isso representa o dobro do limite recomendado para homens (nove colheres de ch√°) e o triplo do limite para mulheres (seis colheres de ch√°). Para as crian√ßas, o limite deve ser de cerca de tr√™s colheres de ch√° de a√ß√ļcar adicionado e n√£o mais de seis, dependendo da idade e das necessidades cal√≥ricas‚ÄĚ.¬†

Na mat√©ria assinada escritora especialista na √°rea de sa√ļde, Tara Parker-Pope, ela destaca que o grande problema do consumo deste tipo de a√ß√ļcar n√£o est√° somente relacionado √† obesidade, mas √° sa√ļde metab√≥lica, estando relacionado √° doen√ßas card√≠acas, diabetes tipo 2, c√Ęncer, derrame e at√© doen√ßa de Alzheimer.¬†

Ent√£o, fica a dia para 2020: tente ficar longe dos produtos onde o a√ß√ļcar adicionado est√° presente e foque onde no a√ß√ļcar natural como nas frutas inteiras, que cont√™m fibras, o que diminui a absor√ß√£o de frutose.¬†Os a√ß√ļcares entram na corrente sangu√≠nea mais lentamente, para que o f√≠gado tenha mais tempo para metaboliz√°-los. As frutas inteiras tamb√©m levam mais tempo para serem processados, o que desencadeia a libera√ß√£o de horm√īnios de saciedade que nos fazem sentir cheios.¬† A lenta jornada das fibras, frutose e nutrientes das frutas inteiras permite essencialmente que o corpo alimente as bact√©rias saud√°veis do intestino, apoiando a sa√ļde do microbioma.


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